A tendência de design de interiores e decoração mais proeminentes de 2024 é abandonar as linhas retas e nítidas e adotar looks mais curvilíneos.
Embora essa tendência de design seja super divertida no início e pareça adorável, ela não é a mais prática e pode fazer seu ambiente parecer mais barato se você exagerar. Então, se você quiser aplicar a decoração ondulada no quarto de uma criança, e também quiser um clima mais sofisticado para o resto da sua casa, normalmente é melhor pular a tendência ou usá-la apenas em doses pequenas e sutis.
+ Quais são as tintas mais vendidas da Sherwin-Williams? E como os designers de interiores os colocam em uso
+ 5 coisas que podem desvalorizar sua cozinha, segundo os especialistas
+ Quais são os melhores estilos de armários para cozinhas pequenas?
Afinal, você já imaginou tentar organizar um jantar ou reunião social elegante com mais de duas ou três peças onduladas no espaço, uma vez que o visual não está mais na moda?
A tendência anda de mãos dadas com a estética kidcore
Então, de onde veio a tendência ondulada do design de interiores? A década de 2020 também introduziu o visual kidcore, que consiste em exibir cores e formas divertidas e bobas que antes eram consideradas adequadas apenas para roupas infantis.
“Aproveitando a nostalgia da infância, esta estética é caracterizada por uma ousada paleta de cores do arco-íris e um contraste divertido de padrões. Impulsionado pelo conforto, cor e diversão, você pode vesti-la para cima ou para baixo enquanto parece e se sente tão despreocupado quanto uma criança”, Agustina Panzoni, disse o gerente de tendências e categorias da Depop à Harper’s Bazaar. Portanto, a decoração irregular da casa foi provavelmente o resultado da tendência da moda jovem que chegou ao design de interiores.
Embora algumas pessoas inicialmente achassem o kidcore divertido e fofo, ele acabou recebendo reação negativa, com pessoas interpretando-o como imaturo e até assustador. Comentários semelhantes podem ser feitos sobre a tendência ondulada do design de interiores.
Embora não haja necessariamente nada de assustador nisso, muitos detalhes ondulados na casa de um adulto podem parecer imaturos, bobos e até desanimadores. Portanto, lembre-se de carregar seus carrinhos de compras físicos ou virtuais com uma abundância de decorações onduladas e produtos para casa.
Como evitar exagerar na tendência
A tendência ondulada não é muito prática, mas não há necessidade de evitar 100% a aparência ondulada do design de interiores se você realmente gosta dela e acha que complementaria sua casa. Por exemplo, uma pequena luminária com design ondulado – como a luminária de mesa Zigzag – pode adicionar um toque divertido à sua casa sem parecer muito exagerada. Ou considere começar de forma ainda mais discreta com um tapete de banho ondulado, como o tapete de couro sintético.
Se você decidir que alguma decoração ondulada seria divertida, há maneiras de incorporá-la em sua casa com sucesso e coisas a serem evitadas. Por exemplo, comprar espelhos enormes e ondulados para preencher as paredes pode parecer cafona. Molly Torres Portnof, fundadora e designer principal da DATE Interiors disse ao Apartment Therapy “[Existem] muitas imitações e cópias baratas para acompanhar neste momento. É uma peça tão legal, mas foi feita até a morte no último poucos anos.”
Provavelmente é uma boa ideia evitar também se comprometer com móveis ondulados, porque itens maiores como esses são mais caros para substituir do que tapeçarias de parede ou castiçais ondulados e podem levar ao arrependimento.
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook.